área de acesso restrito
  • continuar conectado
Lembrar minha senha
sem cadastro

Câmara discute política de transporte público para o Brasil

09/07/2013 | Congresso Nacional

A Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira, dia 9, uma comissão geral para discutir política de transporte público no Brasil. O tema é um dos itens da pauta de reivindicações das manifestações que têm ocorrido em diversas cidades brasileiras desde o mês de junho.

O presidente executivo da NTU, Otávio Vieira da Cunha Filho, foi convidado para participar e, em seu discurso, abordou sobre o manifesto da NTU e citou as oito medidas propostas pela entidade para a melhoria do transporte público (leia mais sobre o manifesto).

Cunha ressaltou que, para se conquistar um transporte público de alta qualidade e eficiência, é preciso investimentos. O presidente lembrou também que há 20 anos a NTU tem como principais bandeiras a prioridade ao transporte público, a desoneração das tarifas e a subvenção para as gratuidades. E elas apontam para redução de tarifas e melhor qualidade nos transportes públicos.

O presidente destacou que a crise no transporte vem de longa data. Segundo ele, ao longo dos anos tem sido possível observar o aumento do número de automóveis e a simultânea redução do número de ônibus circulantes. “Em 2010, 50% das pessoas se deslocaram pelo sistema público de transportes, e 50% pelo individual. Se continuarmos assim, em 2030 teremos 65% utilizando o transporte particular e apenas 35% o público”, alertou.

Ele defende um melhor aproveitamento dos recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para que sejam transformados em projetos efetivamente eficientes em termos de mobilidade urbana.

Prioridade ao transporte

O 1º vice-presidente da Câmara, deputado Andre Vargas (PT-PR), destacou que a comissão geral é uma forma de o Parlamento ouvir as demandas da sociedade. Vargas lembrou que o preço das tarifas do transporte público foi o que motivou os primeiros protestos, mas disse que outros assuntos poderão ser debatidos, uma vez que a comissão geral permite uma discussão mais ampla.

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, deputado Sérgio Moraes (PTB-RS), critica a falta de investimento adequado e acredita que esse momento de mobilização é fundamental para pressionar sobretudo prefeitos, governadores e o governo federal. "O povo está como sardinha dentro de ônibus antigos, que não oferecem segurança nenhuma, e há uma passagem muito cara. O povo realmente não suporta mais e saiu para as ruas. Não basta reduzir a passagem em R$ 0,20. Tem que se investir em metrô e trens, melhorar a frota de ônibus".

Fonte: NTU com informações da Agência Câmara
 

Tópicos
transporte público - NTU - mobilidade urbana - investimentos
receba nossa revista
cadastro
Desejo receber periodicamente a revista da NTU