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Setor debate melhorias no sistema de transporte público

22/07/2017 | Geral

O cenário de crise sempre rondou o transporte público por ônibus, mas nunca havia se instalado de forma tão dura como agora. O endividamento médio do setor compromete 33% do faturamento anual das empresas, segundo pesquisa recente contratada pela NTU e divulgada durante o seminário realizado em 1º de junho, em parceria com o jornal Valor Econômico.  

A pesquisa feita com 225 empresas associadas à NTU explica o que o setor já vinha alertando há alguns anos, sobre a impossibilidade de manter a operação do sistema com o modelo tarifário vigente, que sobrecarrega e acaba afastando o usuário do transporte público.

Outro dado divulgado pela NTU, apurado com 60 entidades ligadas ao setor, também trouxe outro índice preocupante. Segundo a consulta, no período de três anos (2014/2016), 16 empresas entraram em falência e 40 fecharam as portas. No total, 56 deixaram de operar, o que representa cerca de 10% do universo pesquisado.

Durante o seminário foi mostrado de forma didática que a tarifa é o grande vilão desse processo de endividamento e agravamento da situação econômico-financeira das empresas. A falência do modelo de sustentação amparado somente na receita tarifária e os “efeitos colaterais” dessa prática foram debatidos com especialistas, gestores públicos e outros profissionais convidados para o evento.

Comprometidos com o propósito de trazer esclarecimentos e soluções, os palestrantes, entre eles advogados, economistas e empresários, ampliaram a discussão sobre a situação econômico-financeira do setor. Importante destacar que esse grande debate só foi possível porque as empresas se comprometeram com a transparência das informações, o que permitiu a divulgação de dados que mapearam a real situação de crise do transporte público urbano por ônibus.

O saldo positivo de sugestões apresentadas no evento apontou para várias ações de curto, médio e longo prazo. E o setor, mais uma vez, indicou caminhos: frisou a necessidade de implantação do Programa Emergencial de Qualificação do Transporte Público Urbano por Ônibus, como pilar das melhorias na infraestrutura viária e na qualidade dos serviços de transporte público, e defendeu a urgência de um modelo de financiamento para o sistema, com fontes perenes de recursos extratarifários para o custeio dos serviços.

Nesta edição da NTU Urbano também se destaca a entrevista com o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, que também é prefeito de Campinas (SP). Ele reforça seu apoio ao financiamento do transporte público por meio da Cide Municipal e revela os desafios que tem enfrentado na gestão do transporte público da cidade.

Que o debate para melhoria do transporte público, em tempo de crise, possa inspirar ações e iniciativas que contribuam, efetivamente, para o desenvolvimento da mobilidade urbana no País.

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