NTU e Brazil on Rails lançam a House of Brazilian Mobility
13/06/2025 | NTU
Em uma parceria inédita, a NTU - Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos e o Movimento Brazil on Rails estarão juntos no maior evento mundial de transporte público sustentável, o UITP Summit 2025, que acontece na cidade de Hamburgo, na Alemanha, de 15 a 18 de junho, e reunirá especialistas em transporte público urbano de todo o mundo para debater, apresentar inovações, fazer networking e se preparar para o futuro da mobilidade.
No pavilhão de exposições A1, stand A1660, os anfitriões Brazil on Rails e NTU estarão com o espaço multimarcas: House of Brazilian Mobility - Casa da Mobilidade Brasileira. Unindo transporte sobre trilhos e pneus, juntamente com 32 patrocinadores e apoiadores, além da Secretaria Nacional de Mobilidade do Ministério das Cidades, que estará representada pelo Secretário Nacional Denis Andia e pelo Diretor de Regulação da Mobilidade e Trânsito Urbano, Marcos Daniel Santos.
“O Brasil é coletivo e estamos unindo as forças do transporte sobre trilhos, em conjunto com a NTU, aos pneus, nesta iniciativa valorosa de mostrar a força da mobilidade brasileira, em especial no UITP Summit, na Alemanha. Nesta iniciativa, contamos com grandes embaixadores da mobilidade: Sergio Avelleda, Jurandir Fernandes, Eleonora Pazos e o Secretário Fábio Damasceno, do Espírito Santo”, ressalta Rodrigo Vilaça, CEO da RV Conecta e do Brazil on Rails, projeto de participação do Brasil em feiras internacionais.
A NTU é parceira neste projeto, mostrando a importância da união dos modos de transporte para os deslocamentos das pessoas. “A NTU se orgulha de integrar o movimento Brazil on Rails, unindo forças para promover o transporte público brasileiro durante o Summit UITP 2025, em Hamburgo, Alemanha. A Casa da Mobilidade Brasileira simboliza a convergência dos operadores de transporte urbano em torno de um objetivo comum: fortalecer as soluções coletivas, integradas e sustentáveis de mobilidade urbana, em contraponto à expansão dos modais individuais, que comprometem a qualidade de vida nas cidades. Acreditamos que o futuro das cidades passa pelo transporte público. Por isso, reafirmamos com convicção: “O Brasil é Coletivo!”, explica Edmundo de Carvalho Pinheiro, Presidente do Conselho Diretor da NTU.
“Quando reunimos os maiores provedores de transporte público metropolitano, para participar juntos de um evento de classe mundial, como o UITP Summit, somamos energia e estreitamos laços fundamentais para melhorar cidades e deslocamentos. O transporte sobre trilhos e pneus são a base do transporte público urbano responsável e sustentável, sendo complementares, e a Casa da Mobilidade Brasileira reflete esse propósito”, explica Sandra Holanda, ex-Secretária Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano, Consultora na RV Conecta Infra e associada do Movimento Brazil on Rails.
Fazem parte do projeto as empresas:
- Metrô de São Paulo
- BRB – Banco de Brasília
- Metrô-DF
- CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
- Grupo Primova - Cittamobi, Pagmob e Uniq
- Marcopolo Rail
- Macro Investimentos
- Wiz Corporate
- Frauscher do Brasil
- ESG Urbes
- By Solution
- Plasser do Brasil
- NTU - Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos
- RV Conecta
- GPAA - Grupo Permanente de Auto Ajuda na Área de Manutenção Metroferroviária
- Timbro Tranding
- Urucuia
A Casa da Mobilidade Brasileira tem o apoio da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades; da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes; da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); da INFRA S.A.; da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), com o seu movimento Mais Trilhos; da Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF); da Associação Internacional de Transporte Pesado (IHHA); da Associação de Engenheiros de Metrô (AEAMESP); da NT Expo e Informa Markets; a Companhia de Desenvolvimento de Minas (Codemge); da DB Internacional; do Connect Smart Cities; da Revista Ferroviária; da OTM Editora; e da Via Trolebus.