Novo PAC: 'Estamos diante de uma grande oportunidade', diz diretor executivo da NTU
17/06/2024 | NTU

Segundo Francisco Christovam, diretor executivo da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), “estamos diante de uma grande oportuniade que não pode ser desperdiçada”. Ele defende que o Novo PAC é uma chance de ouro para resolver problemas antigos de mobilidade urbana. No entanto, será necessário enfrentar alguns desafios: “Várias cidades contempladas pelo PAC (para renovar a frota de ônibus) não têm órgão de gestão preparado para essa licitação”.
Ao mesmo tempo, o especialista também ressalta que o PAC fornece verba para renovação de frotas de ônibus, mas “prefeituras não têm frotas, existem apenas três empresas públicas operando transporte no Brasil, em Brasília, Maricá e Goiânia”. Para ajudar os municípios a enfrentar essa questão, Christovam defende que o Ministério da cidade especifique os veículos que podem ser comprados pelas cidades.
“A SPTrans tenta atualizar a especificação dos ônibus que rodam em São Paulo, mas não consegue ter abertura nacional. O Ministério das cidades pode fazer isso, imagine que (sem a especificação) cada cidade pode comprar um modelo diferente de ônibus”. Ele finaliza afirmando que “se a especificação não for bem definida a licitação deve ser feita pelo menor preço, menor preço é a menor qualidade”
Clique aqui para continuar a leitura!
Tópicos
transporte público