Expectativas diante do Novo Governo
10/11/2010 | Artigo
Concluído o processo eleitoral de 2010 com a proclamação dos vitoriosos, o Brasil inteiro vive a expectativa de ser comandado, pela primeira vez na história, por uma mulher como presidente da República.
Independente da escolha pessoal de cada brasileiro, é tempo de esquecer os posicionamentos mais radicais, vivenciados pelos candidatos durante o calor da campanha eleitoral, e de desejar à presidente Dilma um excelente mandato com muitas realizações em prol do nosso país.
Apesar de ter sido cansativo na interpretação de alguns, o segundo turno das eleições presidenciais serviu para aprofundar um pouco mais sobre as propostas e programas de cada candidato, agregando mais informações para a tomada de decisão de cada eleitor.
Foi justamente neste momento da campanha que a presidente eleita apresentou e reforçou por algumas vezes a sua proposta de desoneração dos custos do transporte público urbano, de forma a permitir maior acesso por todos os brasileiros a esse serviço essencial para a vida nas cidades.
A proposta, defendida pelos movimentos sociais, pela NTU e por várias entidades do setor de transporte é vista, em primeiro lugar, como uma medida de inclusão social de mais de 37 milhões de brasileiros que residem nas áreas urbanas e não utilizam o transporte coletivo de forma regular por falta de condições financeiras para pagar as passagens.
Além disso, a concretização da proposta vai permitir a melhoria da qualidade de serviços - hoje limitada pela capacidade de pagamento dos usuários - abrindo o caminho para que o transporte público coletivo se apresente como alternativa ao transporte individual por automóvel, ou seja, como solução para o grave problema dos congestionamentos urbanos.
É, por isso, que cresce ainda mais a nossa expectativa com o novo governo torcendo para que a presidente Dilma assuma a "maternidade" do pleito.
Tópicos
transporte público
-
governo federal