Eventos internacionais debatem transporte coletivo urbano
01/08/2015 | NTU
Os efeitos da priorização do transporte urbano no mundo foram temas de dois importantes eventos internacionais sobre o setor no primeiro semestre de 2015 na Cidade do México, no México, em abril, e em Milão, na Itália, no mês de junho. Entre os principais temas discutidos nos dois congressos, a sustentabilidade se destacou como premissa para uma mobilidade urbana mais eficaz nas cidades. A NTU contribuiu para esses debates com exemplos de mobilidade sustentável e a evolução do transporte coletivo no Brasil.
México
“Uma mobilidade urbana sustentável depende de quatro fatores principais: instituições, vontade política, planejamento e recursos. Se houver a combinação desses quatro ele- mentos, o resultado será eficaz”, destacou o diretor técnico da NTU, André Dantas, em sua apresentação no 7º Congresso Internacional de Transporte 2015, realizado pela Associação Mexicana de Transportes e Mobilidade (AMTM), na Cidade do México.
De acordo com Dantas, as faixas exclusivas, corredores, BRS e BRT (Bus Rapid Transit) estão tendo um aumento considerável no Brasil e se apresentam de forma sus- tentável. “Essas intervenções são sustentáveis porque permitem que a qualidade de vida das pessoas seja melhor”, pontua. Os investimentos em faixas exclusivas, como têm acontecido na capital São Paulo, aumentaram a velocidade média dos veículos em 68,7% e estão permitindo uma melhora no serviço e racionalização dos custos. A cidade já possui 490 km de vias dedicadas aos coletivos.
O diretor ainda explica que, na medida em que o sistema obtém um conforto melhor com o tempo de viagem menor, atrai outros usuários que tenderiam a utilizar um automóvel, evitando-se assim os congestionamentos nas vias públicas, que levam a um nível de poluição maior e a uma ineficiência na produtividade, diminuindo a qualidade de vida do cidadão. “O serviço de transporte é um instrumento nesse processo de transformação, e em longo prazo, à medida que se concretiza, gera benefícios para gerações futuras”, enfatiza.
Milão
Sustentabilidade, mobilidade, inovação e economia foram palavras-chaves usadas para definir o tema do 61ª congresso e exibição realizado pela Advancing Public Transport (UITP – Associação Internacional do Transporte Público). O evento Smile in the City conferiu a especialistas, empresários e líderes do setor de transporte a oportunidade de conhecer como os outros países estão enfrentando os desafios de mobilidade urbana.
O diretor da NTU Marcos Bicalho foi um dos palestrantes no evento e fez um panorama geral sobre a evolução do transporte público coletivo no Brasil. Segundo Bicalho, nos últimos anos o país se desenvolveu muito no âmbito do serviço por ônibus, com a Lei das concessões, a Lei da Mobilidade Urbana e o Estatuto das Metrópoles. “São legislações recentes que estão trazendo uma evolução muito grande para a mobilidade e, por consequência, para os serviços de ônibus no país”, disse. No campo da qualidade dos serviços, as evoluções mais atuais são as implantações de várias medidas de prioridade ao ônibus, como as faixas exclusivas e sistemas BRT. "As vantagens dessas melhorias englobam o aumento da velocidade operacional, a redução nos tempos de viagem, baixo custo e curto prazo para implantação”, pontua o diretor.
Bicalho também destacou a evolução tecnológica que o setor está vivenciado, como o aumento significativo dos ITS (Sistemas Inteligentes de Transporte) nos serviços de ônibus por meio da bilhetagem eletrônica, Centros de Controle Operacional e informações aos usuários. Além disso, falou da evolução tecnológica dos veículos com motores menos poluentes e melhores condições de acessibilidade.
Matéria publicada na Revista NTU Urbano Edição 15.