BRT Transoeste tem 74% de aprovação no aniversário de 3 anos
23/07/2015 | BRT
O sistema BRT Transoeste completou em maio deste ano três anos de operação com índice de 74% de aprovação dos usuários. É o que indica uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha, que entrevistou mais de três mil usuários dos sistemas BRT do Rio de Janeiro. Desse percentual, 25% das pessoas disseram que estavam muito satisfeitas e 49% satisfeitas com os serviços operacionais do BRT.
A pesquisa de satisfação ainda demonstra que o BRT é o meio de transporte mais bem avaliado entre os entrevistados (ver gráfico). Das pessoas que participaram das entrevistas, 70% utilizam o BRT durante cinco ou mais dias por semana e 73%declararam que optam pelo sistema para ir e voltar do trabalho.
Um dos pontos fortes do sistema, identificados na pesquisa, é o tempo de viagem dos usuários. Essa é considerada a principal vantagem do BRT para 86% dos entrevistados. Segundo o Datafolha, 26% afirmam que o tempo é 15 minutos e 33% dizem que é de 15 a 30 minutos. Outro ponto positivo é que 80% dos usuários afirmaram que nunca tiveram problemas nas estações ou nos veículos BRT.
Apesar do bom desempenho do sistema de forma geral, as linhas alimentadoras ainda deixam a desejar na expectativa dos usuários. A nota média desses ônibus entre os usuários do Transoeste e do Transcarioca ficou em 5,9. Apesar disso, 58% pontuaram o serviço de 6 a 10. “As alimentadoras operam mais ou menos como o sistema de ônibus convencional. A eficiência poderia melhorar com a implantação de BRS por onde passam essas linhas, já que o usuário ganha tempo no eixo do BRT, mas ainda perde para chegar à via troncal”, avalia Suzy Balloussier, diretora de Relações Institucionais do Consórcio BRT.
BRT Rio recebe Prêmio Internacional
Além da boa avaliação dos passageiros do Rio de Janeiro, o consórcio BRT Rio confirma a importância do seu desempenho operacional com a conquista de um prêmio em Milão, na Itália, entregue pela União Internacional do Transporte Público (UITP). Em 10 de junho, a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) recebeu o prêmio “UITP Awards 2015”, na categoria “Estratégia do Transporte Público”. O BRT Rio foi o único projeto da América Latina entre 25 finalistas de seis categorias. A federação concorreu com um trabalho intitulado “Reformulando a demanda do Rio de Janeiro com uma rede de BRTs”, desenvolvido em parceria com a área técnica do Rio Ônibus e do Consórcio BRT.
Segundo a diretora de Mobilidade da Fetranspor, Richele Cabral, a federação apresentou, além do projeto dos corredores Transoeste e Transcarioca, o plano de construção de mais dois novos corredores: o Transbrasil, que terá uma parte inaugurada em 2016 e será finalizado em 2017, e o Transolímpica, com inauguração prevista para o início de 2016. Os quatro corredores juntos somarão aproximadamente 160 km de extensão para transportar até um milhão de passageiros diariamente — atualmente, o BRT Rio transporta cerca de 400 mil pessoas por dia, segundo dados do Consórcio BRT. O “UITP Awards”, prêmio que reco- nhece iniciativas inovadoras para o transporte público desenvolvidas nos últimos dois anos, recebeu mais de 200 projetos de todo o mundo. “Essa premiação tem um significado importante tanto para a Fetranspor quanto para a população do Rio. Receber esse prêmio mostra como o BRT transforma a vida das pessoas e demonstra também que o Rio de Janeiro está no caminho certo para continuar melhorando a mobilidade urbana da cidade”, ressalta Richele Cabral
Matéria publicada na Revista NTU Urbano Edição 15.