NTU alerta para a defasagem tarifária no setor que chega a 12,8%
20/11/2014 | NTU
A NTU reuniu, na quinta-feira (20), jornalistas da mídia nacional para falar sobre a defasagem tarifária, o não cumprimento de contratos e o endividamento das empresas do setor de transporte público por ônibus. De acordo com dados da Associação, a tarifa média nacional está defasada em torno de 12,8%, o que representa um déficit anual de R$ 3,2 bilhões na receita dos sistemas.
É necessário que ocorra o aumento das tarifas de ônibus coletivos ou os governantes deverão subsidiar os custos dos serviços. "Ou reajusta a tarifa ou arruma recurso para subvenção", disse o presidente executivo, Otávio Cunha, durante a entrevista.
A NTU mostrou os dados alarmantes do setor, como os constantes reajustes do óleo diesel, que soma 202% nos últimos 13 anos, assim como outros insumos do setor. Cunha ressaltou que, apesar da defasagem tarifária e do não cumprimento dos contratos por parte do poder público, principalmente após as manifestações populares em 2013, as empresas continuam investindo em renovação da frota de ônibus por meio de endividamento.
A entidade reforçou que as gratuidades também impactam no valor da tarifa e que há a necessidade de investimentos em infraestrutura e priorização do transporte coletivo nas vias urbanas para que ocorram melhorias do serviço e, consequentemente, reduções dos custos operacionais.
Confira as matérias repercutidas pela imprensa.
No DF, defasagem de 20% na tarifa de ônibus é a maior do país, diz entidade - G1
Empresas de ônibus que operam nas capitais querem tarifa maior - Folha de S. Paulo
Empresas de ônibus dizem que não há solução além do reajuste de tarifa - Folha OnLine
Passagem de ônibus nas capitais está defasada em 12,8%, diz associação - Agência Brasil
Defasagem de passagem de ônibus entre capitais varia até 12,8%,diz NTU - Estado de Minas
Tarifa de ônibus tem defasagem de 12% na Capital - Diário do Nordeste
NTU apresenta proposta para reduzir impacto dos reajustes nas tarifas de ônibus - CNT
Capitais apresentam defasagem de ônibus em 12,8% - MS Notícias
Associação propõe opções como transporte qualificado - SindiBus
Associação critica incentivo ao transporte individual e aponta defasagem de 12,8% nas passagens de ônibus municipais - Bahia Negócios