Ações de RH com premiações incentivam colaboradores do setor a desempenharem melhores atividades
20/02/2014 | Acontece nas empresas
Criado em 1998, o programa Copa Lopes é uma iniciativa da empresa de transporte coletivo urbano Exdil, que atua nos munícipios mineiros de Divinópolis e Salinas. A ação é específica para funcionários urbanos — motoristas e cobradores —, que por meio de pontuações são fiscalizados e premiados mensalmente no cumprimento de normas que envolvem itens como: limpeza, educação, segurança, pontualidade e organização. Atualmente, 46 cobradores e 40 motoristas, que trabalham na Exdil, participam da iniciativa.
Diretor geral da Exdil há 19 anos, Leonardo Gontijo avalia que os benefícios dos programas motivacionais vão além do desenvolvimento dos funcionários. “A empresa ganha na economia e na eficiência e qualidade prestada pelos colaboradores; os funcionários ganham ao receberem um incentivo financeiro e ao terem um acompanhamento mais próximo; e a sociedade ganha ao receber um serviço de melhor qualidade”, pontua.
Como funciona o programa
Com 30 pontos iniciais, os trabalhadores passam a ter pontuação subtraída ou acrescida de acordo com a avaliação e observação de suas atividades. Os fiscais, o supervisor de manutenção, o porteiro, o tesoureiro e a diretoria operacional são os responsáveis em supervisionar os trabalhos dos motoristas e cobradores.
Os funcionários que ajudam na fiscalização são treinados pelo supervisor de tráfego para avaliar se os itens do programa estão sendo cumpridos. Durante a avaliação, eles preenchem um check list para notificar a atuação dos colaboradores avaliados. Desse modo, motoristas e cobradores são observados em aspectos que vão desde o correto uso do uniforme até a pontualidade nos horários estabelecidos pela empresa.
Com o programa, a empresa destaca que foi possível melhorar a forma de condução do veículo, o tratamento aos clientes, a limpeza e segurança, diminuindo as quebras e demandas de manutenção da frota e atraindo mais clientes à companhia.
Premiação
Ao final do mês, os pontos contabilizados são encaminhados ao setor de Recursos Humanos, onde é criado um formulário que é fixado em murais para o acompanhamento dos funcionários. O motorista e o cobrador com maior pontuação recebem, cada um, a quantia de R$ 60 em dinheiro.
Há quatro anos trabalhando na Exdil, o motorista Eduardo Moura diz que os benefícios do Copa Lopes são notáveis no dia a dia das atividades da empresa. “O programa, além de premiar os vencedores, incentiva os funcionários a se empenharem mais ao ver que o colega de trabalho está dando o seu melhor também”, revela.
Café dos Motoristas
O Café dos Motoristas, criado em 1997, é mais um programa que a empresa Exdil proporciona aos motoristas e cobradores, no qual o oferecimento de um lanche, funciona como forma de integração entre os setores de RH, administrativo, manutenção e operacional. Nessa atividade, os funcionários se reúnem mensalmente em turnos da manhã e da tarde para discutir os problemas cotidianos do tráfego.
Os assuntos mais levantados durante as reuniões são temas relacionados à direção econômica, direção defensiva, reclamações de clientes e quebra de peças dos veículos. Em relação à direção defensiva, são levantados pontos como trechos que exigem maior cuidado e atenção durante o tráfego, limite de velocidade e uso de cinto de segurança, além de treinamentos de medidas de segurança. Sobre a direção econômica, os motoristas recebem orientações teóricas e práticas para economizar combustível e são premiados em dinheiro de acordo com a quantidade economizada.
Referente à média de consumo de combustível, tanto o investimento quanto a economia variam a cada mês com prêmios a partir de R$ 35. Quanto mais combustível o motorista economizar, maior será sua bonificação. Devido ao grande número de motoristas empenhados na iniciativa, a economia para e empresa tem um impacto bastante positivo.
Para Thaisa Lopes, psicóloga do trabalho da empresa, os programas de motivação, de forma geral, são de extrema importância para que os funcionários possam desenvolver seus potenciais, lançar metas e desafios e melhorar o diálogo entre diferentes setores e funções. Também possibilita aos colaboradores descobrirem seus pontos fracos e fortes.
“A motivação deve ser vista como um processo contínuo e não apenas trabalhada momentaneamente; por isso, a importância de implantar um programa motivacional que seja capaz de trazer resultados no longo prazo”, ressalta a psicóloga.