área de acesso restrito
  • continuar conectado
Lembrar minha senha
sem cadastro

Unidade do SEST SENAT de Cuiabá Recebe o nome de João de Campos Palma

19/07/2024 | Geral


INTITULAÇÃO DE UNIDADE DO SEST SENAT DE CUIABÁ

A unidade do SEST SENAT em Cuiabá localizada na Avenida Fernando Correa da Costa receberá o nome de João de Campos Palma, em cerimônia prevista para próxima sexta feira, 26 de Julho. 

A intitulação endossada pelo Sistema Transporte busca homenagear um dos fundadores do SEST SENAT, entidade do sistema “S” relacionada ao transporte voltada para o atendimento assistencial e profissionalizante do trabalhador do transporte em todo o país. Criado em 1993 a unidade de Cuiabá foi a primeira a ser implantada no Brasil, sob a presidência regional do homenageado. 

JOÃO DE CAMPOS PALMA foi um dos idealizadores do SEST SENAT a nível nacional, juntamente com outros conselheiros, que coordenados por Clésio Andrade, culminou na aprovação da lei 8706 que criou o SEST SENAT. 

Fundou e foi primeiro presidente da FETRAMAR – Federação das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, onde permaneu presidente por 5 mandatos consecutivos. 

Também fundou a MTU - Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos, e teve participação efetiva na fundação da NTU - Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano. Fundou e presidiu ainda o STU Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de MT. 

Foi o primeiro presidente do Conselho Regional do SEST SENAT, na época denominado Conselho Regional Centro Oeste II. Coordenou e implantou as unidades do SEST SENAT de Campo Grande e Dourados (MS) Cuiabá (MT) Porto Velho e Vilhena (RO).

Apoiador de causas sociais e comunitárias, “o que marcava este homem era a compaixão pelas pessoas, difícil é dizer se o que ele fez foi grandioso quanto o amor que tinha às pessoas que ajudava” afirma Luiz Carlos Marques, ex-diretor da unidade SEST SENAT de Porto Velho (RO). “A cumplicidade de seu olhar, não impunha censuras ou repreensão, dizendo sempre ‘vá em frente’ vai ser difícil esquecer o Dr. Palma”, continua. 

Helga Carneiro, psicóloga ocupacional do Grupo Nova Era, complexo empresarial operador de empresas de transporte de passageiros em Cuiabá nas décadas de 1980/90, destaca João de Campos Palma como “uma grande liderança no transporte. Conciliador, perspicaz, muito habilidoso no trato com as pessoas.” 

Dr.Palma, como era chamado, tolhido em seu infortúnio, sempre foi bem acolhido e respeitado pelos companheiros trabalhadores do transporte. E doravante seu nome estará eternizado nesta homenagem. 

 

Tópicos
transporte público
Notícias