área de acesso restrito
  • continuar conectado
Lembrar minha senha
sem cadastro

Investimentos tecnológicos no BRT Sorocaba auxiliam passageiros

04/06/2025 | BRT

Os passageiros do BRT Sorocaba têm sentido os efeitos dos investimentos feitos em tecnologia para melhorar o transporte público na cidade paulista. O BRT (Transporte Rápido por Ônibus) sorocabano vem passando por melhorias e trazendo inovação para os deslocamentos de ônibus na cidade, transformando a realidade local. Nos quatro primeiros meses da operação em 2020 eram transportados quase 17 mil passageiros/dia útil; em 2021, esse número subiu para 32 mil e progressivamente vem aumentando ano a ano, chegando a quase 76 mil passageiros/ dia útil em 2025.

O Sistema de Transporte Inteligente (ITS) é a central de atividades do BRT Sorocaba e lá estão as mais de 20 soluções tecnológicas que otimizam processos e oferecem assistência em tempo real, indicando o estado e desempenho de diferentes áreas, tornando a operação de alta qualidade e integrada a um ecossistema de dados. 

Para atender a demanda dos centros urbanos, é preciso a adoção de medidas inteligentes e, é justamente neste recorte, que o BRT Sorocaba se destaca por sua eficiência e agilidade facilitando o dia-a-dia. Com o aumento populacional e para o equilíbrio das cidades, a recomendação de especialistas em mobilidade urbana é reduzir o uso do transporte individual e priorizar cada vez mais o transporte coletivo. Para isso, é necessário tornar o transporte mais atrativo, confortável e vantajoso para quem utiliza.

No BRT Sorocaba, milhares de dados são gerados para o passageiro que agora sabe o lugar exato onde o ônibus está e em quanto tempo ele chegará. O sistema de controle centralizado e de previsões do Cittamobi traz essa facilidade, permitindo que o passageiro se organize conforme o horário que o ônibus irá passar. A precisão trouxe a possibilidade das pessoas que usam o ônibus fazerem uma melhor gestão do seu tempo.

Outra comodidade oferecida para o passageiro é a utilização da internet gratuita. No BRT, o acesso é estabelecido a partir do sistema de comunicação fixa e wi-fi que distribui o sinal em toda malha, abrangendo terminais, estações e os 118 ônibus. Os dados são apoiados por outro sistema chamado de redes de transmissão de dados, composto por fibra óptica, equipamentos e cabeamento. 

Já o sistema de monitoramento embarcado possibilita que a equipe técnica verifique a localização do ônibus e saiba detalhes da sua performance. O desempenho da unidade interfere na pontualidade e no fluxo dos demais veículos que seguem horários específicos e bem delimitados. Com isso, ter uma visão macro da operação faz toda a diferença para manter os níveis de qualidade e satisfação do serviço.

Ainda se destacam os sistemas de monitoramento por inteligência artificial (Parada Amiga e ChatBot); de alarmes de segurança e contra vandalismo; de bilhetagem e reconhecimento biométrico; de sonorização digital; de energia inteligente e fotovoltaica, de telemetria em tempo real dos ônibus e dirigibilidade; de venda de passagens integrado, aplicativo, bilheteria e autoatendimento, e muitos outros.

Tópicos
transporte público