área de acesso restrito
  • continuar conectado
Lembrar minha senha
sem cadastro

Operadora portuguesa adota software de gestão brasileiro

11/05/2023 | NTU

 

A Viação Alvorada, empresa operadora do transporte público de passageiros que atua na Área Metropolitana de Lisboa (AML), passou a utilizar software ERP da Praxio para fazer a gestão de manutenção e oficina da sua frota, que conta atualmente com 474 ônibus urbanos. A empresa é responsável pela zona noroeste da AML, que compreende os concelhos de Amadora, Oeiras, Sintra e ainda as ligações aos concelhos de Cascais e Lisboa - o que representa 33% da oferta rodoviária de toda a região de Lisboa.

Segundo o gestor de manutenção e oficina da empresa, Paulo Esteves, o aumento do número de veículos motivou a empresa a buscar uma alternativa mais sofisticada do que o ERP utilizado anteriormente, fornecido pela IBM. “Era nossa intenção otimizar a eficiência e eficácia dos processos de manutenção, aumentar a produtividade das equipas técnicas, melhorar os fluxos de trabalho, garantir a comunicação entre todos os intervenientes e, também, eliminar ao máximo o papel associado aos processos de manutenção”, explicou o gestor. Esteves disse que a opção pelo sistema Globus da Praxio veio após uma visita a empresas de transportes no Brasil, por ser uma ferramenta específica para as empresas de transporte de passageiros.

“A transição de um sistema de trabalho baseado em papel para o digital permitiu-nos melhorar a eficiência e qualidade do nosso trabalho diário”, explicou. Entre as vantagens do sistema, Esteves aponta a possibilidade de consultar o histórico completo de consertos nos veículos e identificar casos de retrabalho, quando o ônibus apresenta avarias recorrentes, o que facilita a prevenção de futuras ocorrências e reduz custos. “Além disso, o sistema permite-nos também avaliar o desempenho dos nossos colaboradores de manutenção e identificar áreas de melhoria. Podemos analisar detalhadamente o tempo gasto em cada tarefa, o número de peças substituídas e outras informações importantes para avaliar a eficiência do nosso trabalho”, completou.