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Mercedez-Benz do Brasil lança campanha contra assédio no transporte coletivo urbano com apoio da NTU

17/04/2023 | Geral

 

Lançada no dia 17 de abril pela Mercedes-Benz do Brasil, em São Paulo, a campanha Coletivo de Respeito, fruto da parceria com a NTU e várias entidades ligadas ao setor de transportes, chega para oferecer às mulheres um canal efetivo de denúncia e acolhimento, coordenado pelo Projeto Justiceiras, que também é parceira nesse investimento. A organização já presta atendimento on-line para combate à violência contra a mulher e agora reforçará o atendimento às vítimas de assédio e importunação sexual dentro dos coletivos.

Para a NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), que está engajada no tema desde 2018, com o lançamento de campanhas contra o assédio sexual no transporte público, essa iniciativa ganha peso com a união de parceiros que estão investindo efetivamente na causa. "Agora, estamos apoiando essa iniciativa capitaneada pela Mercedes-Benz e pelo projeto Justiceiras, esperando que tenha o sucesso e o alcance desejados por todos os parceiros e pela sociedade", ressaltou Francisco Christovam, presidente-executivo da NTU.

Segundo informou a Mercedes-Benz, no lançamento da campanha, o projeto Justiceiras já atendeu mais de 13.500 mulheres vítimas de violência e vem prestando apoio jurídico, médico, psicológico e socioassistencial. A Organização informou que já conta com cerca de 15 mil mulheres voluntárias cadastradas no projeto. Na campanha, o primeiro contato para a denúncia ou busca por apoio será feito por meio de um canal exclusivo e criado especialmente para importunação sexual de mulheres nos transportes coletivos. Toda a gestão do canal de denúncia e dos acolhimentos será realizada pelas voluntárias do Projeto “Justiceiras”, que prestará atendimento on-line multidisciplinar.

A CFO da da Mercedes-Benz América Latina, Kathrin Pfeffer, também destacou a relevância dessa inicitiava. "Aqui na Mercedes-Benz, contamos com um grupo multifuncional focado em inovação disruptiva e novos negócios. Esse time gera dentro de casa as mais variadas soluções ligadas a transporte, mobilidade, pessoas e sociedade, visando resolver ou minimizar algumas demandas do dia a dia. É o que ocorre agora com o Coletivo de Respeito. A ideia surgiu ao mapearmos algumas dores da sociedade e o assédio no transporte público é uma delas”, destacou. Também ressaltou o compromisso com a diminuição dos casos de assédio no transporte coletivo. “Nós entendemos que ao ajudar a passageira, também estamos cuidando do ônibus e consequentemente do nosso negócio, mas principalmente visamos a redução dos índices de assédio no transporte público.”

Investimento

O Coletivo de Respeito conta a contribuição financeira de R$ 1,8 milhão da DEG, subsidiária da KfW Bankengruppe da Alemanha, um dos bancos de fomento líderes e mais experientes do mundo. Entre várias ações globais, a DEG destina recursos a programas de países emergentes e em desenvolvimento com foco em questões sociais, ambientais e econômicas.

Considerando horas de coordenação, contratação, governança, recursos internos de Marketing e outras atividades, a Mercedes-Benz do Brasil contribuirá com o equivalente a R$ 1,4 milhão, sem envolvimento de valor monetário. Além disso, estão previstas doações de cerca de R$ 300 mil de parceiros, entre eles: NTU, Assobens, Basf, Fabus, Mirow, Rödl & Partner e T-Systems.

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, afirma que o Coletivo de Respeito fortalece o compromisso da marca em dar, cada vez mais, voz às mulheres no transporte. “Nós já contamos com o Movimento A Voz Delas, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte como forma de empoderamento e equidade de gênero”, reforçou.

Na mesma linha, Walter Barbosa, diretor de Marketing e Vendas de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, reforça a importância do apoio de parceiros nessa iniciativa. “Além de poder contar com a experiência do Projeto Justiceiras e com a contribuição financeira da DEG, agradecemos a participação e apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo), Assobens (Associação Brasileira dos Concessionários Mercedes-Benz), Basf, Fabus (Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus), Mirow, NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), Rödl & Partner e T-Systems. Mas nós queremos levar essa voz das mulheres cada vez mais longe, conquistando a adesão de novos parceiros.