área de acesso restrito
  • continuar conectado
Lembrar minha senha
sem cadastro

DIA MUNDIAL SEM CARRO: BRT Sorocaba ajuda na redução de mais de 8 mil carros no trânsito

22/09/2022 | BRT

Quanto mais a população adotar o transporte coletivo no seu dia-a-dia, menor será o número de veículos motorizados (carros e motos) nas ruas e a emissão de poluentes. No Dia Mundial Sem Carro (22/9), a concessionária BRT Sorocaba reforça a importância da valorização do transporte coletivo para a sustentabilidade e qualidade de vida nas cidades.

Ao projetar que cada passageiro pode ter outras formas de se deslocar, a BRT estima que, por viagem, a frota de 77 ônibus ajude na redução da circulação de aproximadamente 8,4 mil veículos na cidade. Do total de ônibus na operação, 48 são do modelo padron, 21 superarticulados e 8 articulados. Sendo que, os superarticulados possuem uma capacidade de 170 passageiros, os articulados de 115 e os padron de 82.

Somando esses números, é possível estimar que o deslocamento realizado com ônibus favoreça a diminuição dos congestionamentos e da poluição. Isso porque, de acordo com dados da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), um único ônibus substitui pelo menos 40 carros, o que otimiza o uso do espaço urbano. Além disso, um ônibus comum polui oito vezes menos que um carro, por passageiro transportado. 

Manoel Ferreira, diretor de operações da BRT Sorocaba, destaca que para ingressar no sistema BRT, o passageiro pode ir direto para os terminais, estações ou pontos de parada, mas também pode escolher mesclar o trajeto utilizando a bicicleta ou a pé. “Temos na cidade uma rede cicloviária com mais de 100 quilômetros e a população usa muito essa alternativa. Para alguns passageiros, a bicicleta complementa o primeiro ou último trecho dos deslocamentos. Nos terminais Vitória Régia e São Bento temos espaços exclusivos para que possam guardar a bike e seguir viagem de ônibus”, diz. 

Ferreira explica que, o anseio dos passageiros é ter deslocamentos mais rápidos para que fiquem menos tempo no transporte e este é um dos principais objetivos do BRT. Assim, contribuindo para que a população chegue rapidamente ao seu destino e, consequentemente, tenha mais qualidade de vida. 

“Acreditamos que uma mobilidade urbana de qualidade é aquela que oferece possibilidades, rapidez e conforto para o passageiro. Ofertamos um sistema de transporte ágil que ocupa menos espaço nas vias e transporta muito mais, por isso, incentivamos que as pessoas busquem cada vez mais o transporte coletivo como opção para os deslocamentos”, conclui.

Tópicos
transporte público - BRT - Dia Mundial Sem Carro