área de acesso restrito
  • continuar conectado
Lembrar minha senha
sem cadastro

MEDALHA: Entrega da Medalha do Mérito do Transporte Urbano emociona o público

10/08/2022 | NTU

Um dos pontos altos foi a homenagem especial in memoriam ao ex-presidente da NTU, Otávio Cunha, falecido em fevereiro deste ano e agraciado com o troféu David Lopes de Oliveira

A cerimônia de entrega da Medalha do Mérito do Transporte Urbano Brasileiro reuniu nomes que se destacaram por iniciativas positivas em prol do transporte coletivo urbano, agrupados em três categorias – Empresário, Especial e In Memoriam. Todos os agraciados receberam a condecoração de membros do Conselho Diretor da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Além desses agraciados, houve ainda uma homenagem ao ex-presidente da NTU, Otávio Cunha, que atuou na entidade por mais de 30 anos. O presidente executivo da NTU, Francisco Christovam, também foi agraciado na categoria Especial, assim como Ivo Carlos de Almeida Palmeira, coordenador jurídico da NTU.

Confira as fotos da Cerimônia da Medalha!

Ao conduzir a abertura da cerimônia, Antonio Setti Braga, presidente do Conselho Diretor da NTU, destacou a importância da condecoração, criada em 1997, em reconhecimento ao trabalho de personalidades e empresas que se destacaram pelos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento do transporte público urbano no Brasil e no exterior, escolhidos por indicação, eleição ou proclamação. Também traçou um breve cenário da situação do setor, fortemente afetado pela pandemia e o empenho junto às autoridades na apresentação de propostas e busca de soluções para o setor. “É inegável que as dificuldades geradas pela pandemia serviram para despertar nas autoridades governamentais e na sociedade, a compreensão sobre a importância do transporte coletivo de passageiros, um serviço essencial e estratégico, que deve ser oferecido à população com eficiência, regularidade, qualidade e modicidade tarifária”, enfatizou.

Na sequência, foi entregue a Medalha Juscelino Kubitschek de Oliveira, conferida pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) a Luiz Augusto Saraiva. Em seguida teve início a entrega da Medalha do Mérito do Transporte Urbano Brasileiro. Primeiro, para a categoria Empresário, entregue a Joaquim Carlos de Martins Guedes; José Antônio da Silva Ohlweiler e a José Carlos Cardoso Machado. Na categoria Especial, além de Francisco Christovam e Ivo Carlos Palmeira, também foi condecorado Armand Galhardo Nunes Guerra Júnior. Em seguida, na categoria In Memoriam, foram agraciados José de Castro Barbosa e José Joaquim da Relva Moutinho. 

Francisco Christovam agradeceu a condecoração em nome de todos os agraciados. “Aos agraciados na categoria Empresários fica a sensação de dever cumprido. Aos da categoria Especial, na qual me incluo, fica o nosso agradecimento pela consideração que tiveram com um trabalho que, na maioria das vezes, passa despercebido. Aos contemplados na categoria In Memoriam fica a certeza de que, pela enorme contribuição que deram ao setor, tiveram seus nomes escritos com letras de ouro na lista dos empresários inesquecíveis”, destacou.

Homenagem Especial

A emoção que normalmente envolve público e participantes da categoria In Memoriam, este ano se estendeu à homenagem especial feita pela NTU a Otávio Vieira da Cunha Filho. Cerimônia conduzida por Antonio Setti Braga, contou ainda com a presença da família do homenageado – a esposa Jurema; os filhos Marcelo, Roberto e Paula; e o neto André. “Hoje, no dia em que comemoramos a entrega da Medalha do Mérito do Transporte Urbano Brasileiro, é oportuno que celebremos uma das nossas mais importantes lideranças: Otávio Cunha, que há quase 30 anos ocupava a presidência executiva da NTU, onde atuava desde sua criação, em 1987. Um amigo, que lamentavelmente, perdemos em fevereiro passado, aos 81 anos”, frisou Setti Braga.

Emocionado, o presidente do Conselho Diretor da NTU também destacou algumas das realizações de Otávio Cunha, entre as quais, a mais recente, quando esteve à frente das propostas de criação de um novo marco legal para o transporte público, incluído na atualização da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que contribuirá para melhorar a eficiência e a atratividade do transporte público de passageiros. “Foram essas lutas que fizeram de Otávio um dos mais importantes e admirados líderes do setor”, afirmou Setti Braga e completou: “Mais que um parceiro de lutas pelo transporte urbano, Otávio foi uma grande figura humana, respeitado pelos seus pares e por todos os colaboradores que tiveram o privilégio de trabalhar com ele”.