área de acesso restrito
  • continuar conectado
Lembrar minha senha
sem cadastro

Folha de pagamento desonerada até o final de 2021

11/01/2021 | Economia

PARADA OBRIGATÓRIA

Folha de pagamentos desonerada até final de 2021
No início de novembro o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro referente à prorrogação da desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia altamente empregadores de mão-de-obra, incluindo o de transporte público urbano de passageiros. O veto foi derrubado por quase unanimidade pelos senadores presentes na sessão, depois de ter sido também aprovado na Câmara dos Deputados. A desoneração da folha de pagamento para esses setores fica mantida até dezembro de 2021.

A NTU participou de intensa mobilização empresarial que contou com entidades representativas dos 17 setores econômicos afetados visando a derrubada do veto. Entre as ações realizadas, a NTU encaminhou com outras 36 entidades empresariais uma carta aberta (veja aqui) ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, solicitando que o Governo Federal afaste qualquer ameaça de judicialização da derrubada do veto à desoneração da folha de pagamento. O documento destaca que a desoneração evita o aumento da carga tributária e ajudará a salvar centenas de milhares de empregos no próximo ano.

INDICADORES

Viagens por passageiros pagantes em queda

Dados do Anuário NTU 2019-2020 apontam que a cada ano a quantidade de viagens realizadas por passageiros pagantes do transporte público por ônibus diminui. A média de viagens dos meses de abril e outubro (288,3 milhões) aponta que, em 2019, houve uma redução de 3,7% em relação ao ano de 2018. Somente nos últimos seis anos, de 2013 a 2019, a diminuição das viagens equivalentes atingiu 26,1%, como pode ser observado no gráfico.

         

Matéria publicada na Revista NTUrbano Ed. 47 Setembro/Outubro