NTU apresenta documento com sugestões de melhorias da mobilidade urbana ao Ministério das Cidades
26/11/2024 | NTU
A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) apresentou à Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (SEMOB), vinculada ao Ministério das Cidades, documento contendo propostas e sugestões que podem ser incorporadas ao plano de trabalho da entidade, no biênio 2025-2026.
O documento, entregue no dia 21 de novembro, foi dividido em quatro temas principais que têm como objetivo o desenvolvimento e o aprimoramento do setor, com base em sugestões relacionadas à governança e questões institucionais, aos recursos extra tarifários para o custeio dos serviços, à renovação e modernização da frota de ônibus urbano e a investimentos em infraestrutura.
As sugestões incluem uma atuação ativa da SEMOB junto ao Congresso Nacional, com o objetivo de acelerar a aprovação do Marco Legal do Transporte Público Coletivo Urbano, a intensificação de ações de treinamento, e a regulamentação e a gestão do Seguro Obrigatório para a Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), que irá destinar recursos a estados e municípios que possuem transporte público coletivo organizado. Além disso, o documento também inclui sugestões para tornar mais efetivo o PAC – Renovação de Frota, considerando investimentos em infraestrutura, no caso dos ônibus elétricos, dado o alto valor agregado desses veículos.
Segundo o diretor executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Francisco Christovam, a entrega do material representa uma ponte contínua de relações entre os técnicos e dirigentes da Secretaria e da NTU. “Nós somos parceiros, de longa data, do Ministério das Cidades, na defesa do transporte público coletivo urbano. Apresentamos essas sugestões como forma de agregar ao trabalho da Secretaria, no sentido de melhorar a qualidade do transporte público para todos os brasileiros”, afirmou o executivo, por ocasião da entrega do documento.
Tópicos
transporte público