Manaus recebe primeiro ônibus 100% elétrico da região Norte
18/09/2023 | Geral
A atual gestão municipal de Manaus, novamente, fez história. No último dia 4/9, o prefeito de Manaus, David Almeida, realizou a entrega do primeiro ônibus 100% elétrico para o transporte coletivo da cidade. O veículo, carinhosamente batizado como ‘PreservAR’, irá funcionar na linha 125, que tem como objetivo atender a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O veículo apresenta layout que lembra uma onça pintada e se assume como agente transformador no processo de descarbonização do ar e cuidados com o meio ambiente. Ele carrega o slogan “Eu sou amigo da Amazônia”, visto os benefícios que irá trazer ao meio ambiente. “Esse é o primeiro de 14 ônibus elétricos que vão transitar no transporte coletivo da cidade de Manaus até o final deste ano. Ainda temos a possibilidade de mais veículos para o ano que vem. Só com este veículo entregue hoje, são 105 toneladas de dióxido de carbono que deixam de ser jogados no ar. Estamos fazendo essa mudança e implementando esse novo conceito, que é mundial. Isso é Manaus avançando e dando exemplo de sustentabilidade para todo o Brasil”, enfatizou Almeida.
O veículo elétrico tem carroceria Caio Millennium de 12 metros de comprimento, suspensão totalmente pneumática do Mercedes-Benz O-500 U e ar-condicionado, assegurando conforto aos usuários. Sua capacidade é de 27 passageiros sentados e 43 em pé, com espaço para uma cadeira de rodas. A autonomia pode chegar a 250 km.
O primeiro ônibus elétrico no pulmão do mundo traz também os holofotes da preservação do planeta para a questão ambiental, pauta mundial e inadiável, conforme destacou o Presidente do Sinetram, César Tadeu Teixeira. “A presença deste veículo na Amazônia representa um marco no olhar diferenciado para o meio ambiente e abre uma cadeia de discussões e estudos para que esta pauta se torne primordial entre os gestores de mobilidade urbana das cidades, estudantes e sociedade em geral. O Sinetram, em parceria com a Prefeitura de Manaus, reconhece a importância do assunto e não tem medido esforços para tornar o sistema de transporte coletivo da cidade uma referência entre as entidades do setor no país”.
Tópicos
transporte público