área de acesso restrito
  • continuar conectado
Lembrar minha senha
sem cadastro

Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, Brasil, receberá em 10 e 11 de novembro a 19ª Assembleia da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), Divisão América Latina

28/10/2022 | Geral

A capital do estado brasileiro do Espírito Santo, a cidade de Vitória, localizada em uma ilha, receberá nos dias 10 e 11 de novembro de 2022, a 19ª Assembleia da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), Divisão América Latina. As atividades serão desenvolvidas na sede do governo estadual, Palácio Anchieta, localizado no centro da cidade.

O governador do Estado do Espírito Santo, José Renato Casagrande, fará na manhã do dia 10 de novembro o primeiro pronunciamento na abertura oficial da Assembleia.

Em seguida, se manifestarão Mohamed Mezghani, secretário-geral mundial da UITP e Ester Litovsky, presidente UITP Divisão América Latina.

O diretor sênior de Crescimento Global da UITP, Kaan Yildizgoz, participará com uma conferência em que discutirá o fato de o transporte público estar repleto de ambições renovadas, determinado a promover um futuro mais inclusivo, mais verde e mais conectado para a mobilidade urbana em todo o mundo.

REGIÃO METROPOLITANA DE VITÓRIA

Um primeiro painel do encontro, com uma hora de duração, terá como tema Região Metropolitana da Grande Vitória, uma história de mobilidade de sucesso.

Estará em foco como a estruturação de políticas para promover a melhor relação entre mobilidade e a região metropolitana foi um dos grandes objetivos da estratégia local.

Para tanto, com base numa série de objetivos gerais de melhoria da qualidade ambiental, segurança rodoviária, competitividade e outros aspectos, e com a ajuda da tecnologia – principalmente da informação – foi desenvolvida toda uma estratégia para atingir os objetivos definidos para a gestão e planejamento da mobilidade.

Participam do painel Fábio Ney Damasceno, secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Estado do Espírito Santo, e representantes do GVBus – Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória: o assessor Roberto Sganzerla, especialista Marketing e Comunicação, e Murilo Lara, membro do Comitê Executivo.

O desenvolvimento das sessões

No restante da manhã e no período da tarde, serão desenvolvidas quatro sessões de debate. Com abertura do engenheiro e professor brasileiro Jurandir Fernandes, membro honorário da UITP será desenvolvida a  Sessão 1-  A dimensão social e econômica para o desenvolvimento da mobilidade. Participam Fabio Silveira Ribeiro – executivo de Desenvolvimento de Negócios da CCR; Nicolas Rosales, presidente da Associação Mexicana de Transporte e Mobilidade (AMTM); Paulo Labate, assistente da Diretoria de Operações do Metrô de São Paulo, e Maína Celidonio, secretária de Transportes do Município do Rio de Janeiro.

A Sessão 2 – Inovação em mobilidade e impacto a curto prazo pretende ouvir atores estratégicos da inovação durante o período da pandemia. A abertura do painel estará a cargo de Stéphane Espinasse, dirigente da IVECO Bus (a confirmar). Participarão Rafael Teles, diretor de Produtos da Transdata; Romano Garcia, diretor para a América Latina da Goal System; Bruno Maximino, engenheiro civil da Scipopulis; Luiz Eduardo Lozer, diretor técnico Geocontrol  e representantes da Mercedes Bens (a confirmar), MarcoPolo (a confirmar). e Start ID (a confirmar).

Após o almoço e Visita técnica ao Palácio Anchieta, será desenvolvida a Sessão 3 – Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o impacto na mobilidade, que busca uma visão global das políticas de desenvolvimento urbano, análise institucional e questões de investimento e eletrificação. Participarão: Paola Tapia, diretora de Transporte Público Metropolitano – Ministério de Transportes e Telecomunicações do Chile; Leonardo Cordeiro, sócio do escritório de advocacia Cordeiro & Lima; Milena Braga Romano, CEO da Eletra, e representantes  do Metro de Medellin (TBC) e VG Mobility – Chile (a confirmar).

Uma sessão de quinze minutos estará dedicada à Apresentação de Documentos de Recomendações para Mobilidade UITP.

A Sessão 4 – Impacto das políticas de gênero e diversidade – mulheres na mobilidade procurará estabelecer um balanço do que aconteceu nos últimos anos para identificar os desafios a serem enfrentado nos próximos anos quanto a este tema. A abertura da sessão estará a cargo de Jaqueline Moraes, vice-governadora do Estado do Espírito Santo. Participarão Seiva Emanuel, especialista de Relações Institucionais do Metrô do Rio de Janeiro; Milena Braga Romano, diretora-executiva da Next Mobilidade; Andrea Contreras, chefe da Secretaria Geral da Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS), Richele Cabral, diretora de Mobilidade Urbana da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), e representante da Metropol (a confirmar). Em seguida haverá a sessão encerramento do encontro.

REUNIÃO DE MEMBROS AMÉRICA LATINA

O último segmento do primeiro dia dos trabalhos será a Reunião de Membros da América Latina, UITP – Divisão América Latina. Nessa oportunidade, serão apresentados os novos membros e desenvolvidos os temas Equilíbrio de atividades e resultados e Programa de Melhores Práticas de Mobilidade. Por fim, haverá a eleição do Corpo Executivo (2023 – 2025). Mais tarde, haverá jantar comemorativo.

SEGUNDO DIA

A manhã do segundo dia, 11 de novembro de 2022, prevê Visitas Técnicas, com as seguintes atividades: Ciclovia da vida – 3ª Ponte, Obras do terminal marítimo de passageiros – embarque em ferry, Terminal de ônibus e com observação do sistema de pagamento eletrônico. Os participantes da visita técnica serão transportados com o novo ônibus elétrico Transcol (Caio/Mercedes-Benz/ Weg/ Eletra). 

Fonte: Mobilitas

receba nossa revista
cadastro
Desejo receber periodicamente a revista da NTU