área de acesso restrito
  • continuar conectado
Lembrar minha senha
sem cadastro

Auto Viação Chapecó aos 53 ANOS

14/10/2020 | Acontece nas empresas

Empresa pioneira foi fundada em 9 de outubro de 1967

A história do transporte coletivo urbano em Chapecó, juntamente com a empresa pioneira, completa 53 anos. Quando o município possuía cerca de 50 mil habitantes, metade deles na cidade, em 9 de outubro de 1967 foi criada a Auto Viação Chapecó, em uma iniciativa de Maxemino Scopel, que vislumbrou a necessidade desse serviço e a perspectiva de desenvolvimento local e regional.

Devido às características da cidade e ao tamanho da população, as viagens começaram a ser feitas com duas Kombis. Para atrair os usuários, no primeiro dia foram realizadas gratuitamente, entre o centro e o Bairro São Cristóvão, naquela época o mais populoso. Para o diretor a Auto Viação Chapecó e filho do fundador, João Carlos Scopel, “executar o transporte coletivo urbano, mais do que levar as pessoas de um lugar para outro, significa contribuir com a sustentabilidade e a qualidade de vida e participar do desenvolvimento”.

O primeiro contrato para o transporte coletivo foi assinado em 1967 e a primeira concessão saiu em 1970. Já em 1971 foram comprados os primeiros ônibus, que eram usados, e no ano seguinte foi adquirido o primeiro ônibus zero quilômetro. Na década de 1970 começou uma série de mudanças, entre as quais a implantação dos programas de manutenção preventiva dos ônibus e controles gerais, o incremento à realização de cursos e treinamentos, o desenvolvimento da Gestão pela Qualidade e administração participativa e o lançamento dos manuais do motorista, do cobrador e do usuário. Também foi adotado o sistema de bilhetagem eletrônica e iniciadas campanhas para direção defensiva e econômica e redução de acidentes e maior integração com os usuários.

TECNOLOGIA PARA ATENDER

Um dos cuidados que a empresa tem adotado está no uso de tecnologias que contribuem para a qualidade do transporte urbano, como a reduzida idade média da frota e ônibus adequadamente equipados. É o caso de computador de bordo, sistema de rastreamento, câmeras em todos os ônibus e sistema biométrico para reconhecimento facial.     

Todos os ônibus têm portas operadas eletronicamente, para evitar abertura ou fechamento com o carro em movimento, e elevador eletroeletrônico para pessoas com deficiência. Um aplicativo possibilita consultar todas as linhas, saídas do terminal, horário estimado de chegada dos ônibus ponto a ponto e traçar rotas. Horários e percursos também podem ser buscados pela internet, bem como a recarga online das passagens. Além disso, outro aplicativo serve para o recadastramento de estudantes e o desbloqueio dos cartões.

 

receba nossa revista
cadastro
Desejo receber periodicamente a revista da NTU