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Empresas de ônibus intensificam cuidados e proteção aos motoristas e passageiros para combater o novo coronavírus

31/07/2020 | Geral

O principal desafio do transporte coletivo neste período de pandemia tem sido garantir a segurança dos funcionários e dos passageiros e manter a qualidade dos serviços oferecidos em Cuiabá e Várzea Grande.
Atualmente 100% da frota está em circulação, conforme determinação judicial, que estabelece a capacidade de 50% de cada veículo para o transporte de passageiros sentados. Isso vem a somar a outras ações que vem sendo realizadas nos coletivos para prevenção e o combate ao novo coronavírus.
Atualmente, 22 motoristas de Cuiabá e Várzea Grande estão afastados das funções após apresentarem sintomas da Covid 19 e outros 3 por testarem positivo, do total de 878 motoristas, o que representa 3% do sistema, conforme levantamento realizado junto as empresas até o dia 30 de julho.
Também como forma de prevenção, o embarque dos passageiros nos ônibus somente é permitido quando estes portarem o Cartão Transporte para pagamento da tarifa com saldo suficiente. A recarga do mesmo deve ocorrer de forma prévia ao embarque, evitando aglomeração na parte da frente dos ônibus.A recarga pode ser feita por meio dos promotores de venda e nos seguintes pontos: Estações Alencastro, Bispo e Ipiranga; Terminais do CPA I, CPA III, e André Maggi, em Várzea Grande; cabines da MTU Fácil na Praça do Chopão, Av. Fernando Corrêa da Costa, ponto do Pantanal Shopping; Praça do CAIC, no Pedra 90; rede de Supermercados Comper; comércio varejista identificado com o banner da MTU. Igualmente, o atendimento também acontece de forma online utilizando o site da MTU (amtu.com.br); aplicativo Recarga Fácil; aplicativo do Banco do Brasil; terminais de autoatendimento das agências do Banco do Brasil.
Desde o início da pandemia, as empresas de ônibus têm adotado medidas preventivas de modo a minimizar os riscos à saúde dos motoristas e também de passageiros:
+ Instalação de cortinas de plástico nos ônibus para proteger os motoristas;
+ Todos os motoristas trabalham com máscara facial e álcool em gel que é disponibilizado a todos os passageiros na entrada do coletivo;
+ Desinfecção e limpeza de balaústres e pega-mão dos ônibus nos pontos finais das linhas do sistema;
+ Criação de linhas especificas destinadas aos profissionais de saúde, sendo todos os coletivos identificados com adesivos;
+ Nos ônibus com ar condicionado, está sendo utilizado o sistema no modo de ventilação aberto, de forma a trocar o ar com o exterior. Nos ônibus sem ar condicionado as janelas precisam ficar abertas para uma melhor circulação do ar, quando for possível;
+ Aferição diária da temperatura dos trabalhadores dos sistema que é realizada pelas empresas. Caso algum motorista esteja com temperatura acima de 37,8 graus retorna para casa e é orientado a procurar uma unidade de saúde para que seja apurada a situação;
+ Em parceria com SEST SENAT foi realizada a testagem para Covid-19 em 303 motoristas do sistema de transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande;
+ Em parceria com SEST SENAT está sendo realizada uma série de lives que visam amenizar os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus garantindo o bem-estar dos trabalhadores do sistema;
+ Realização do Projeto “Transportando Saúde nas Cidades”, desenvolvido pelo SEST SENAT, onde os motoristas receberam dicas de prevenção de contaminação pelo novo coronavírus e ainda, o combate a ansiedade, que tem se intensificado na população em geral neste período de pandemia;
+ Em parceria com SEST SENAT está sendo ofertado o curso online sobre a temática: “Prevenção e Cuidados com a Covid-19 para motoristas e passageiros”, com carga horária de 04 horas/aulas. A meta é atender 500 profissionais do transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

Fonte: Assessoria de Comunicação MTU

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